terça-feira, 23 de abril de 2013

Fim da terceira quimio, primeira estadia na UTI.


No intervalo da terceira para a quarta quimio fui para casa com aquela batelada de remédios e cuidados. Teve festa junina no meu condomínio no final de semana, dia 06 de agosto de 2011, fui lá bem rápido só da um rolézim e voltar, pois não é muito bom ficar no meio de muita gente com a imunidade baixa, mas aconteceu. Na noite do dia 07, domingo, estava na minha cama e de repente comecei a sentir meu corpo ficar fraco, mal estar, várias sensações ruins. Medi a temperatura, febre de 28°C, pensei comigo, vou tomar um banho e uma dipirona, se não baixar, ligo pro meu médico. Entrei no banho e sentia o mal estar cada vez mais forte, só que aumentava a intensidade muito rápido. Quando saí do banho estava tremendo tanto que parecia que ia enfartar hehehehehhe. Bizarro! Na hora chamei meu pai, minha mãe, a Cíntia já estava comigo e ligamos pro Gustavo. Ele nem esperou a gente terminar de falar e já disse “Hospital agora!!! Quando chegar lá me liga”. Missão dada é missão cumprida! Fomos. Quando chegamos já pegamos senha de preferencial e na triagem informamos “Estou em quimioterapia, para tratamento de leucemia!”, nessa hora minha febre já batia 39,5°C. A atendente já me levou pra dentro no mesmo instante e um médico veio me ver. Fez a primeira análise e ligou para o meu médico, o Gustavo sem pestanejar já pediu que aplicasse um super antibiótico intra-venal, pediu um monte de exames e manda pra UTI. Aí vêm aquelas burocracias de convênio e hospital... o Gustavo tinha dito que era pra ser administrado o antibiótico naquela hora, mas aí começa... “a gente tá aguardando a autorização do convênio, senhor” PORRA!!! VAI SE F****!! Meus pais estavam nervosos com aquela situação, eu já nem conseguia abrir o olho, sentia dor com a claridade, estava numa maca minúscula cheio de fios pelo corpo, e a medicação não podia ser administrada porque estava aguardando a liberação do convênio. Meu pai não aguentou, fez o barraco hehehehehe, xingou meio mundo de gente e disse que pagava. Vixi foi o peteco, mas só assim viu... Passou um pouco começaram os antibióticos e deram um remédio pra eu ficar mais de boa, um calmante. Depois de algumas horas fui encaminhado para a UTI. Nessa hora estava um pouco louco por causa dos remédios, mas consigo lembrar direitinho da cara da minha mãe, ela chorava muito, de escorrer lágrimas, mas com a mãozinha no rosto, não sei se era pra eu não ver, mas sei que é a única coisa que lembro bem. Te amo mamãezinha! Acho que no meio do caminho eu já tinha apagado, no outro dia acordei na UTI. Tinha mais fio em mim do que num poste de luz, máscara de oxigênio e um monte de barulho, pi pi pi pi pi xxxxxxxiiiiiiii sei lá vários. 

...UTI...

A UTI é algo estranho pra não dizer assustador, do nada era uma gritaria e uma correria de gente pra um lado depois pra outro e de repente já tinha os bombeiros buscando o corpo. Eu ficava numa baia sem portas, tudo aberto, dava pra ver o outro lado da sala que era um quadradão. Vi gente que estava totalmente apagada, não sei se estavam em coma,  fazendo fisioterapia e tomando banho na cama tudo peladão. Lembro que um dia estava sendo levado para outro lugar e na hora de sair, disparou um alarme e lá foi um monte de gente pra uma baia que tinha um senhor de uns 40 anos que pelo jeito sofreu uma parada e estava recebendo aquelas massagens de ressuscitação no peito. Foi chocante, quando vi na mesma hora virei a cara, mas dava pra escutar tudo. Ainda bem que hoje eu tenho só flashes na memória desses momentos.

O diagnóstico e o tratamento.

Na saída da UTI. 
Durante a minha estadia na UTI fiz vários exames para identificar o que causou essa infecção. Mas durante a investigação eu estava tomando um coquetel de antibióticos, tomava remédio pra tudo, pois não sabíamos o que era, então a única garantia era atacar de todos os lados até descobrir o que realmente era e assim direcionar o tratamento. A causa foi uma simples e inútil bactéria de ambientes como cachoeiras e cavernas, mas essa bactéria é tão simples que a pegamos no próprio ar de nossas casas. É uma pena não lembrar mais o nome dela, vai que tem algum curioso por bactérias lendo isso, né hehehhehe.  Essa bactéria se alojou no meu pulmão porque a imunidade caiu a praticamente zero ficando totalmente sem defesa. Outros elementos do meu sangue também baixaram muito, mas isso já era esperado por causa da quimio que tinha feito dias antes, hemoglobina 5.0  plaquetas 9 mil  e o resultado disso, transfusão nesse minino. Esse é o exame que fiz quando cheguei no hospital.

Hemograma pós quimio. 
Hematomas na barriga.
Quase nu.
Tomava injeções na barriga pra controlar a glicemia e também para estimular a imunidade, o famoso Granulokine, picadas e mais picadas, várias coletas de sangue arterial, mas como tudo passa, passou! Essas são as fotos que tirei depois disso e mostra onde a agulha entrava as marcas apareciam pelo fato do número de plaquetas estar muito baixo. As plaquetas são responsáveis pela coagulação do sangue, então quando estão em baixa fica fácil de acontecer essas hemorragias, mesmo com uma picadinha dessa do Granulokine, que era subcutânea. Teve uma na lateral que ficou bem feia, mas hoje já sumiu.

2 comentários:

  1. Olá, William. Encontrei seu blog agora. Muito legal essa sua iniciativa. Meu irmão foi diagnosticado com LLA comum há duas semanas e começará o tratamento tbm. Como vc está agora? Espero que tenha conseguido se curar completamente. Um abraço.

    ResponderExcluir